Veja 9 vantagens do concreto pré-fabricado Artefatos e Estruturas Pré-moldadas em Unaí MG

Diante de um cenário mercadológico tão dinâmico e competitivo as construtoras são constantemente cobradas para inovar em suas obras. A preocupação geral é buscar meios que aumentem a rapidez, eficiência, segurança e a sustentabilidade dos empreendimentos.

Uma solução que é fortemente utilizada pelas empresas de construção civil é o uso do concreto pré-fabricado. Trata-se de um sistema cujos componentes são padronizados para montar separadamente um imóvel, tanto residencial quanto comercial. É essencial considerar o uso desse tipo de material, pois ele é muito benéfico à sua construtora.

Confira neste post 9 vantagens do concreto pré-fabricado.

1 – Facilita as etapas de logística e gestão de obras
Utilizando o concreto pré-fabricado a primeira vantagem está em prever a construção do empreendimento, facilitando as etapas de logística e gestão de obras. Em outras palavras, o projeto arquitetônico, os cálculos estruturais e a fabricação de todas as peças são executados obedecendo as normas e os objetivos do projeto. Com isso é possível prever os custos gerados durante a construção.

2 – Previsibilidade de custos
Com o planejamento adequado, sabe-se exatamente o valor de cada estrutura, diminuindo as chances de imprevistos de ordem financeira com relação ao concreto durante a execução do projeto, melhorando assim o custo-benefício do empreendimento.

3 – Economia
Uma vez que o concreto pré-fabricado elimina e agiliza processos da construção, economiza-se na compra de outros materiais — como já vêm praticamente pronto, muitos insumos tornam-se desnecessários, gerando economia de custos.

Por reduzir e dinamizar as etapas do empreendimento, as despesas são diminuídas em relação ao quadro de funcionários. É reduzida a necessidade de contratação de trabalhadores para exercer as funções que aumentavam os investimentos das construtoras.

4 – Otimiza a gestão de obras
As obras, em geral, demandam muitas tarefas e trabalhos complexos, dificultando sua gestão. O uso desse tipo de concreto, evita algumas etapas e facilita a administração de todos os trabalhos, tornando a construção mais flexível. Por ter um empreendimento de rápida execução e econômica, o lançamento do imóvel também sai mais cedo, gerando antecipadamente os lucros para a empresa.

5 – Flexibilidade na execução
O concreto pode ter até 30 metros de vão livre. Com isso, é possível aplicar técnicas de engenharia que permitem a realização de cálculos e distribuir correta — e de diversas formas — os pesos e as necessidades de cada estrutura da obra. Assim, consegue-se moldar cada parte da obra e aplicá-la rapidamente.

6 – Rapidez na execução de tarefas
Como as peças vem praticamente prontas, é possível montar rapidamente cada parte da obra, como fundação da laje, vedação, cobertura e qualquer outro trabalho que necessita do material. Com essa vantagem, a construção fica mais rápida e garante uma boa economia na obra.

7 – Segurança e Higiene
A fabricação e montagem proveem mais segurança e organização à obra. Pela sua rapidez e facilidade, os trabalhos diretos com a construção se tornam mais seguros e higiênicos, obedecendo as normas técnicas de segurança e higiene do trabalho.

8 – Qualidade
Uma vez que as peças são produzidas em uma usina especializada, há um rígido controle de produção que obedecem as normas impostas pela ABNT. A empresa utiliza os mais sofisticados procedimentos definidos pelo ISO 9001, por exemplo, que agregam maior qualidade ao produto, respeitando o meio ambiente.

9 – Aumenta a sustentabilidade da obra
A responsabilidade ambiental é outra vantagem do concreto pré-fabricado. Durante sua fabricação, são utilizados materiais recicláveis e de pouco impacto ambiental. Os processos aplicados não causam desperdícios de matéria-prima, diferente das formas convencionais de produzir o concreto. Logo, é uma opção bastante sustentável para sua empresa