Como o pré-fabricado de concreto ajuda com os resíduos de construção? Artefatos e Estruturas Pré-moldadas em Unaí MG

A sustentabilidade é um dos temos mais importantes do momento, e a preocupação com a natureza se tornou algo tão arraigado na sociedade que as construtoras que não se adaptam a essa realidade correm sérios riscos de perder espaço no mercado.

E isso não é à toa: as construções são conhecidas por serem grandes fontes de poluição e grandes produtoras de resíduos. Dentro desse contexto, a busca por materiais mais ecológicos acaba sendo uma constante, e um dos que surgiram chamando muito a atenção no Brasil e no exterior foi o concreto pré-fabricado. Mais durável e menos poluente, ele é a alternativa perfeita para quem quer estar em consonância com o meio ambiente.

Quer descobrir melhor como os pré-fabricados de concreto ajudam com os resíduos de construção? Confira no texto a seguir:

Geração menor de resíduos
O concreto pré-fabricado é muito mais limpo que a sua versão tradicional. Isso ocorre especialmente porque suas peças são moldadas previamente, fora do canteiro de obras, e isso permite fazer um produto muito mais preciso para a execução do projeto, acarretando uma geração muito menor de resíduos. A quantidade de encaixes falhos, readaptações, peças extras e improvisos decai bastante, tornando toda a construção mais exata e próxima do que foi estipulado pelo engenheiro.

A fabricação é remota
Como a produção do concreto pré-fabricado ocorre longe do local da obra, o ambiente fica muito mais limpo. Você não vai precisar destinar uma área específica do canteiro para bater o concreto, armazená-lo, nem precisará alocar no ambiente as ferramentas e máquinas necessárias para isso. Possivelmente você poderá até abrir mão do funcionário que teria essa função ou poderá enviá-lo para outra, aumentando o custo benefício do projeto.

As peças são feitas de forma industrial e você vai poder recebê-las já acabadas, sem criar nenhum tipo de resíduo.

Menor impacto
O concreto pré-fabricado pode ser considerado um material sustentável, pois suas peças podem ser completamente reaproveitadas. Isso permite que praticamente 100% de qualquer obra possa ser reciclada, o que além de gerar economia, reduz bastante o número de resíduos.

A composição básica dos pré-moldados é feita tendo como matéria-prima materiais bem comuns e abundantes, como cascalho, pedras, cimento e areia.

Ele possui maior ciclo de vida
Até em longo prazo ele gera menos resíduos, pois possui maior ciclo de vida. Enquanto a versão tradicional pode começar a dar problemas em pouco tempo, o pré-moldado é mais estável por toda sua vida útil. Isso também ajuda a dispensar tratamentos químicos, com agentes poluentes e que gerariam lixo potencialmente perigoso e ecologicamente desaconselhável.

Agilidade
Esse é um material muito ágil, pois como é pré-moldado, a construção das fundações, por exemplo, pode ser realizada de maneira paralela à fabricação do concreto. Isso diminui o tempo total da obra, evita desperdício de tempo e, consequentemente, vai gerando menos resíduos, considerando não só o material usado na construção, mas também toda a logística que teria que manter os funcionários, as equipes, o maquinário e as ferramentas disponíveis por um período muito mais longo.