Construções: 5 dicas para aumentar a segurança em obras Artefatos e Estruturas Pré-moldadas em Unaí MG

A preocupação constante em garantir a segurança em obras dos operários surge tanto na necessidade de poder proporcionar um ambiente com menor propensão a acidentes, quanto para cumprir a legislação. A questão é que muitos gestores ainda possuem dúvidas de como proporcionar essa segurança ou até mesmo como poder aumentá-la.

No post de hoje vamos mostrar algumas dicas de como aumentar a segurança no canteiro de obras, assegurando que os funcionários atuem em um ambiente com menos acidentes. Acompanhe conosco e descubra como isso pode ser feito.

Evite equipamentos que podem gerar incêndio

Uma causa comum de acidentes em canteiros de obras é o fogo. As autorizações para trabalho a quente delimitam claramente os procedimentos de segurança, mas é fácil cair em displicência se você trabalha com isso todos os dias.

Baixas adesões às políticas de segurança podem ter efeitos desastrosos e é uma causa comum de lesão em uma obra. Ao trabalhar em qualquer área que se aplica calor, por exemplo, você deve ter extintores de fácil acesso, e um membro da equipe deve ser encarregado pelo desligamento dos equipamentos, uma vez que o trabalho seja concluído. O mesmo aplica-se a trabalhos de solda ou operações de corte.

Tenha cuidados com curiosos

A segurança inadequada da obra é outra causa importante de acidentes. Os locais de construção são ímãs para crianças aventureiras e vizinhos curiosos, por isso é extremamente importante para a segurança e de sua responsabilidade, que você tenha um isolamento adequado no local.

Cerque todo o perímetro da obra e instale grades de proteção em torno de áreas perigosas, como buracos de escavações ou valas abertas para minimizar o risco de alguém se machucar.

Tenha sinalizações e EPI’s

Sinalizações também são características importantes de um bom local de trabalho. Para proteger sua equipe e o público em geral, certifique-se de colocar placas na entrada que exijam aos visitantes usar equipamento de proteção individual adequado, tais como capacete, óculos de proteção e calçado de segurança. Não será só isso que vai garantir a segurança deles, mas pode ajudar a protegê-los de pequenas lesões e evitar possíveis reclamações de responsabilidade.

Visitantes em geral, costumam sempre procurar o escritório. Garanta que alguém o guie em segurança, evitando que ele se desloque sozinho por áreas de risco. Não fazer isso coloca tanto o visitante como outros em risco. E lembre-se: os EPI’s são obrigatórios.

Mantenha os locais limpos e organizados

Inspetores sempre prestam atenção ao serviço de limpeza em um canteiro de obras. A arrumação e organização de uma área é um indicador claro de como outros assuntos são gerenciados, incluindo a segurança do local. Pilhas de detritos podem esconder diversos materiais e representar muitos riscos, como os de incêndio. Líquidos inflamáveis precisam ser armazenados de forma segura para evitar acidentes.

O serviço de limpeza é algo muito simples de controlar e uma das medidas mais fáceis de segurança para se aplicar ao local. Infelizmente, muitas vezes não é estabelecido como a melhor prática.

Tenha sempre um Técnico de Segurança presente

Para completar todas essas medidas de segurança, mantenha um Técnico de Segurança no local para poder supervisionar todos os protocolos e realizar inspeções de rotina, incluindo o controle adequado de máquinas.

Se o gancho de um guindaste de torre cair porque um pino de suporte saiu durante ventos fortes, por exemplo, imagine a possibilidade de graves danos aos indivíduos abaixo, além da destruição que isso poderia custar ao projeto. Guindastes devem ser inspecionados e ter seus trabalhos autorizados sempre por um Rigger responsável. Todas as manutenções e inspeções desses equipamentos devem ser devidamente registradas para avaliação durante qualquer inspeção no local.